Plataforma como serviço: a única preocupação é desenvolver o software


Focar no desenvolvimento de software sem se preocupar com outras questões, como infraestrutura, passou a ser o objetivo de empresas onde os recursos são limitados e os esforços devem estar voltados a trazer resultados para o negócio.

Quando uma empresa, principalmente as pequenas, pensam em construir um software, seja ele qual for, um dos grandes entraves são os custos de infraestrutura pois eles envolvem aluguel ou compra de servidor e mão de obra para operá-lo.

O termo IaaS (Infraestrutura como serviço, em inglês) começou a ser difundido até pouco tempo atrás, onde se paga pelo uso da infraestrutura, deixando a manutenção do sistema operacional com o usuário/desenvolvedor, o que em alguns casos ainda dispendia trabalho desnecessário. Agora, provedores de serviço começam a focar em PaaS (Plataforma como serviço, em inglês).

Neste modelo, basicamente, a única preocupação é criar o software com aderência à plataforma que está contratando pois existem especificidades em cada um delas. Fora isto, o foco é escrever o software e implantá-lo.

Com isto o tempo gasto para configuração de servidor, atualização do sistema operacional e outras variáveis ligadas ao ambiente diminuem muito pois estas atividades são executadas automaticamente pelo provedor, sem a necessidade de interferência daquele que contrata o serviço.

Microsoft, IBM e Amazon são algumas das empresas que já disponibilizam este tipo de produto. Normalmente a contratação é online e o ambiente é liberado para acesso logo após o cadastro, o que deixa o processo simples.

Cada dia mais o mundo da tecnologia trabalha para facilitar a vida dos seus usuários. Isto vai de encontro a necessidade das empresas que precisam de resultados rápidos, que atendam suas demandas a um custo baixo.

O IaaS está se posiciona exatamente neste nicho; facilitar o desenvolvimento de software sem o custo e a complexidade da hospedagem e manutenção do ambiente.


Categorias: Tecnologia da Informação

Tags: , , , , , ,