Os desafios de desenvolver aplicações para celular


Desenvolvimento de aplicacoes para celular não é uma tarefa simples. Além da tecnologia ainda ser um pouco desconhecida, os desenvolvedores precisam lhe dar com outro desafio: os sistemas operacionais diferentes em cada aparelho.


Para aqueles que desenvolvem e gerenciam software, a grande oferta de fornecedores de celular no mercado, que ajuda aos consumidores, gera um enorme problema. Qualquer desenvolvimento, no mínimo, deverá considerar o sistema feito 2 vezes: uma para Apple outra para Android (Google). Se o projeto for ainda mais abrangente, Windows e Blackberry deverão ter suas versões também.

Em outras palavras, isso quer dizer que o mesmo software deverá ser escrito quantas plataformas ele for distribuído.

A troca de linguagem de programação não é simples pois cada uma tem sua maneira de se estruturar, particularidades na arquitetura e, além disso, qualquer desenvolvimento de funcionalidade nova ou correção de problema deverá ser feita em todas as versões.

Isso contribui muito para as limitações no desenvolvimento atual, gerando uma demanda vertiginosa sobre o departamento de tecnologia.

Algumas iniciativas vem tentando diminuir ou zerar este problema. O Genexus, conhecida empresa de desenvolvimento baseado em menos programação, esta direcionando seus produtos para que se escreva o software uma única vez e automaticamente se gere as versões específicas para cada aparelho. O resultado ainda é modesto, mas já mostra um caminho.

Outras alternativas apontam para a criação de uma arquitetura que seja comum a todos os aparelhos, mas este passo exige conformidade com os sistemas operacionais de cada fornecedor, o que levará tempo para acontecer.

De fato o mundo de desenvolvimento para aparelhos móveis é muito novo, ainda mais comparado a computação tradicional, onde a maioria dos PCs são baseados em Windows. Isso trouxe novas questões. Uma delas é quando será possivel desenvolver aplicações que atendam mais fácil a diversificação do mercado.


Categorias: Tecnologia da Informação

Tags: ,