Big data – Como aproveitar melhor toda informação disponível


O mundo de TI é cheio de novos termos. Um dos mais atuais é o Big Data. Da hora em que acordamos até dormir, nós deixamos uma quantidade enorme de informação por onde passamos, e as empresas estão cada vez mais interessadas nelas.

Os sistemas de Business Intelligence (Inteligência de Negócios) atuais são muito úteis para ajudar as empresas a conhecerem seus consumidores, vender mais e ser mais eficientes. A questão é que cada vez mais informação é disponibilizada e de maneira mais rápida, o que demandou grandes processamentos com o dado armazenado e, se possível, em tempo real.

Isso acabou criando um gargalo na infraestrutura de TI, já que mais informação precisa ser trabalhada com menos tempo. Assim como os encanamentos de uma casa tem limites para a quantidade de água transportada, a tecnologia também tem limitações de capacidade.

Pensando nisso surgiu o conceito de Big Data, onde hardware e software trabalham de maneira a analisar volumes expressivos de dados com intuito de fornecer novos e mais precisos resultados.

Aproveitando esse novo segmento, conhecidos fornecedores de TI, como SAP, Oracle e Microsoft, criaram ferramentas para trabalhar neste processo, seja utilizando computação em nuvem ou desenvolvendo ferramentas para captação mais adequada das informações.

Além de oportunidades comerciais, as análises podem ajudar a entender melhor o comportamento humano, a disseminação de conhecimento e a dar mais detalhes sobre o funcionamento das coisas.


Categorias: Tecnologia da Informação

Tags: , , , , , ,